www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

FIDELIDADE A DEUS.

     

          O que é fidelidade?

          É qualidade de quem é fiel; lealdade; firmeza, etc.

          CONCEITOS SOBRE ESDRAS*

          Esdras* foi fiel

ESDRAS 7:10 Porque Esdras* tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

          Esdras* foi um escriba judeu que viveu em Jerusalém nos tempos de Neemias*. Esdras* é um modelo para todos que se dedicam, como pessoas ungidas por Deus, a estudar, obedecer e ensinar a sua Palavra (Ed 7:6).

ESDRAS 7:6 Este Esdras subiu de Babilônia*; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.

          O rei Artaxerxes* havia enviado Esdras* para Jerusalém para proclamar o edito em favor dos judeus. Esdras* cria que a Lei fora dada por Deus através de Moisés e que era autoridade máxima para todo o povo de Deus. Ele procurava estudar a Palavra de Deus, buscar qual era a vontade de Deus em todos os caminhos, situações para que os propósitos de Deus se cumprisse no seu povo, daí ter a sabedoria de Deus (Ed 7:25).

ESDRAS 7:25 E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeia magistrados e juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás.

          O livro de Esdras ainda relata que ele propôs de coração obedecer aos mandamentos de Deus, ou seja, viver na prática dos preceitos retos do que ensinava. Vejamos o que o apóstolo Paulo diz a Igreja de Corintos (I Co 9:27; II Co 13:5).

I CORÍNTIOS 9:27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

II CORÍNTIOS 13:5 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

          Ambos os versículos dizem a mesma coisa, devemos estar em constante avaliação se somos fiéis e permanecemos fiéis ao Senhor, porque o nosso maior prêmio não é galardão, mas sim a salvação. Vejamos outra orientação na Epístola a Timóteo, ao qual nos mostra que os que perseveram nos ensinamentos de Deus, salva-se tanto ele quanto os que ouvem a ele, porque se ele tem "bagagem" de Deus, transmitira de Deus (I Tm 4:12, 16).

I TIMÓTEO 4:12, 16  12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. ... 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

          Contudo, Esdras* foi o exemplo ao povo judeu e como escriba cumpriu seu papel*, tanto de ser santo como de transmitir uma mensagem santa aos que lhe ouviam (Ne 8:18).

NEEMIAS 8:18 E, de dia em dia, Esdras* leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito.

          CONCEITOS DE FIDELIDADE NA BÍBLIA

MALAQUIAS 2:7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.

SALMO 119:10-11  10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

          Como diz no livro do profeta Malaquias, que o sacerdote deve guardar o conhecimento, praticar, porque ele é o canal que Deus usará para levar sua mensagem. E o salmo, orienta que é através da busca aos mandamentos de Deus que não pecamos e falhamos.

          Até a geração do justo é abençoada, pois tudo tem uma conseqüência, e neste caso, o servo de Deus tem sua família abençoada, quanto seus futuros filhos, netos, etc.

PROVÉRBIO 20:6 O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.

SALMO 128:1 BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

DEUTERONÔMIO 7:9 Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

          Segundo o dicionário Michaelis digital e segundo o dicionário bíblico Ebenezer, "bem-aventurado" quer dizer: feliz; muito feliz. Como dito nestes versículos é feliz, o Senhor tem muita misericórdia de geração em geração.

          O rei Davi, dá conselhos a seu filho Salomão, dizendo para ser fiel a Deus, pois sendo assim, nunca faltaria sucessor de sua família (I Rs 2:4). O sucesso dependiam da firmeza nos caminhos e na verdade de Deus. Mesmo assim, Salomão e seus filhos ignoraram estes conselhos e se desviaram de Deus e seu concerto (II Cr 7:17-22), enfim, Salomão não perseverou nos caminhos de Deus (I Rs 11:6; I Rs 11:31-35). Como resultado, teve o juízo divino contra Salomão, divisão do reino (neste caso aconteceu após a morte de Salomão) e por fim a destruição tanto do Reino do Norte, quando do Reino do Sul. As promessas de Deus só teve seu pleno cumprimento somente em Jesus Cristo (At 14:16-18).

I REIS 2:4 Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

II CRÔNICAS 7:17-22 17 E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, 18 Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel. 19 Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, 20 Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos. 21 E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa? 22 E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.

I REIS 11:6 Assim fez Salomão* o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.

I REIS 11:31-35 31 E disse a Jeroboão*: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão*, e a ti darei as dez tribos. 32 Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi*, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. 33 Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote*, deusa dos sidônios*, a Quemós*, deus dos moabitas*, e a Milcom*, deus dos filhos de Amom*; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi*, seu pai. 34 Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. 35 Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele.

ATOS 14:16-18 16 O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.  17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. 18 E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.

          Deus fará tudo por nós, basta nós sermos fiéis, entregarmos nossos caminhos ao Senhor confiando Nele (Sl 37:5). Permaneceremos para sempre firmes e fortes na presença do Senhor se esta confiança permanecer, todas as dificuldades não abalam os fiéis (Sl 125:1).

SALMO 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

SALMO 125:1 OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

          O cristão é casa de Deus, morada do Espírito Santo, portanto, esta morada precisa ser edificada, santa, precisa estar firme, como em uma casa a qual moramos, se edificarmos na areia, haverá rachaduras, qualquer vento de doutrinas abalará a estrutura, entre outros defeitos mas se for numa rocha, num alicerce forte, não terá estes defeitos (Pv 24:3). A sabedoria vem do alto, isto é, vem de Deus (Tg 3:17; Tg 1:5).

PROVÉRBIO 24:3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

TIAGO 3:17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia*.

TIAGO 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

          O homem ou mulher que quiser ser bem sucedido, prosperar os seus caminhos, deve meditar* na Bíblia (Js 1:8).

JOSUÉ 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

          Em suma*, a Bíblia está repleto* de textos que serve de exemplo, orienta e/ou ensina-nos a sermos fiéis ao Senhor Deus, mostrando claramente as recompensas dos que foram fiéis e que podem dizer os vencedores como o apóstolo Paulo disse: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (II Timóteo 4:7).

 

VOCABULÁRIO:

Hipocrisia: fingimento.
Meditar: estudar; intentar; refletir; pensar.
Papel: atribuições; funções;
 
 
Fonte: Diácono Jadiel Tonet.

©  Os ESTUDOS BÍBLICOS, são permitidos e recomendado, a cópia e redistribuição gratuita, uso em links,  para que todos possam ser edificados na Palavra de Deus, desde que indique a FONTE e o SITE:

www.igrejacristafiladelfia.com