www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

O CRISTÃO E O DINHEIRO - CONTEXTO DE I TIMÓTEO.

 

        INTRODUÇÃO

I TIMÓTEO 6:6-12, 17-19   6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. ... 17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

          Devido a inspiração que veio do Senhor, resolvi fazer este estudo sobre o tema dinheiro ou riqueza, tema este que mexe com os desejos e sentimentos de muitas pessoas, pois está na natureza carnal o desejo de ter muito dinheiro a qualquer custo. Com a ajuda do Espírito Santo, pretendo discorrer sobre este assunto, claro o estudo não será muito grande, tentarei resumir, porque a amplitude do assunto na Bíblia é constatado, além do que, será discorrido dentro do contexto da 1ª Epístola a Timóteo, no capítulo 6.

          O que é dinheiro? avareza? cobiça?

1) Dinheiro: Meio de compra e venda de mercadorias e bens. Os israelitas começaram a usar dinheiro aí pelo oitavo século a.C. Antes disso pesava-se prata ou ouro para fazer pagamentos (Gn 23.16). As moedas e peças de metal usadas como dinheiro mencionadas na Bíblia são: CEITIL* (ou asse), DARICO*, DENÁRIO* ou dinheiro, DIDRACMA*, DRACMA*, ESTÁTER*, LEPTO*, MINA*, MOEDA DE PRATA*, PEÇA DE DINHEIRO* ou quesita*, PIM*, QUADRANTE*, SICLO*, TALENTO*. V. tabela de PESOS, DINHEIRO e MEDIDAS. (DICIONÁRIO BÍBLICO EBENEZER, Versão 3:5).

2) Avareza: Apego ao dinheiro; amor ao dinheiro; sovinice; desejo imoderado de adquirir bens e riquezas.

3) Cobiça: Desejo ardente de possuir; ambição de riquezas; ganância.
 

          CONCEITOS DA PRIMEIRA EPÍSTOLA A TIMÓTEO

          Analisando o capítulo 6 da epístola de Primeira a Timóteo em seus vários versículos supracitados no início deste estudo, serão bases para este estudo.

          Versículos (6 e 7):

I TIMÓTEO 6:6-7 6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

          A piedade com contentamento é um grande ganho, em outras palavras, a obra de Deus feita com alegria, satisfação ou prazer é um grande ganho (Sl 37:16; Pv 15:16), pois nada trouxemos ou levamos de tudo que temos aqui na terra para a eternidade, a não ser apenas nossas obras espirituais (Jó 1:21; Sl 49:16-17).

          O que é piedade?

          Respeito e devoção as coisas religiosas e/ou espirituais. Pode-se dizer que é amar a Deus.

SALMO 37:16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

PROVÉRBIO 15:16 Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.

JÓ 1:21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

SALMO 49:16-17 16 Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece. 17 Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.

          Versículos (8 e 9):

I TIMÓTEO 6:8-9  8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

          Refletindo nestes versículos, pegamos como lição de que o cristão deve estar satisfeito tendo as coisas essenciais desta vida, como alimento, vestuário, teto, etc; havendo necessidades específicas, devemos confiar em Deus, porque Ele não nos desampara (Hb 13:5).

          Mas é errado ser rico?

          Não. A questão é que a Bíblia orienta a não almejarmos riquezas e/ou termos amor ao dinheiro, cobiça aos bens terrenas mais do que a obra de Deus, ou seja, esta avareza não deve estar em primeiro lugar, porque isto fará o homem e mulher cair e tentação, laço, muitas concupiscências loucas e nocivas e por fim, levando o homem a ruína e perdição. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o coração (Mt 6:21).

MATEUS 6:21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

          Vejamos na passagem do jovem rico (Mc 10:17-22), Jesus quis alertarmos com este exemplo de que é perigoso ser rico, no caso deste jovem rico, suas posses impediam seu progresso espiritual, tinha seu coração voltado aos seus bens e a solução dada por Jesus foi livrar-se dessas coisas e servir a Deus, isto serve de exemplo para nós cristãos. As riquezas são facilmente transformadas em ídolos e ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6:24).

MARCOS 10:17-22  17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. 19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

MATEUS 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom*.

          O cristão deve se contentar em ter as necessidades básicas supridas, sigamos o exemplo de Paulo (Fl 4:11-12).

FILIPENSES 4:11-13  11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

          A riqueza poderá acontecer segundo a vontade de Deus, quando o cristão é fiel a sua Palavra (Js 1:8), isto porque, este cristão tem sua Palavra em primeiro lugar em sua vida e a riqueza não irá sufocar esta Palavra (Mt 13:22). Porque o homem ou mulher que deseja a riqueza de forma desordenada, sem colocar a obra de Deus em primeiro lugar, ele acaba perecendo, sendo escravo do dinheiro, prazeres, luxos, confortos terrenos aos quais fazem-o esquecer de Deus e sua Palavra e por fim a ruína, porque não será salvo. Lembrando que avareza é pecado (Cl 3:5). A única riqueza que terá a bênção de Deus é aquela em que o crente não é dominado pela riqueza, mas sim por Deus (Tg 5:1).

HEBREUS 13:5 Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

JOSUÉ 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

MATEUS 13:22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

COLOSSENSES 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

TIAGO 5:1 EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.

          Versículo (10):

 TIMÓTEO 6:10  10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

          Este é o versículo principal deste contexto. Se fosse se aprofundar, tiraríamos muitas lições. Este versículo juntamente com o anterior (9), mostram os perigos de quem cobiça a riqueza, os bens, de forma maior do que a preocupação da riqueza com Deus.

          Mas é mal ter dinheiro? Ter dinheiro é a raiz de todos os males?

          Não, o que o versículo quer dizer, é ter amor ao dinheiro, isto é, apego, cobiça, desejo de possuir muitos bens terrenos, colocar o coração em primeiro lugar a buscar as riquezas (Mt 6:33). Vejamos que o texto afirma que a avareza pode sim desviar um cristão da fé e sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6), pois a avareza pode cegar o entendimento da Palavra de Deus (Ex 23:8; Dt 16:19), sem fé ninguém será salvo e herdará a vida eterna (Ef 2:8). Até porque, como diz (Mt 6:33), Deus está preocupado primeiramente em nos salvar, nos abençoar espiritualmente, as bênçãos físicas, são secundárias, são conseqüências.

MATEUS 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

HEBREUS 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

ÊXODO 23:8 Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.

DEUTERONÔMIO 16:19 Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas*; porquanto a peita* cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.

EFÉSIOS 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

          Precisamos aprender a contentarmos com o que temos, e não querer contentar-se com o que não tem (Ec 5:10; Ec 6:7). Jesus diz ao povo para acautelar-se e ter cuidado da cobiça, porque a vida do homem não consiste em abundância das coisas que possui (Lc 12:15).

ECLESIASTES 5:10 Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

ECLESIASTES 6:7 Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu espírito.

LUCAS 12:15 E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

          Versículos (11 e 12):

I TIMÓTEO 6:11-12  11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

          A orientação bíblica deste texto é como filhos de Deus, fugirmos da tentação, buscando as coisas de Deus, como: fé, piedade, justiça, amor, etc. Enfim, militarmos significa lutarmos pela fé para que tomamos posse da vida eterna, venhamos alcançar a coroa incorruptível, e não a corruptível (Pv 11:28; Pv 28:6), como fazem os homens em geral (II Tm 4:7; Hb 11:1) (I Co 9:25), pois aqui tudo passa, o que fica são as obras espirituais que fizermos.

PROVÉRBIO 11:28 Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.

PROVÉRBIO 28:6 Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico.

II TIMÓTEO 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

HEBREUS 11:1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

I CORÍNTIOS 9:25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

          Versículos (17 ao 19):

I TIMÓTEO 6:17-19 17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos*, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

          Estes textos mostram a verdadeira riqueza, a esperança em Deus. O próprio Jesus disse no seu Evangelho que é muito difícil um rico entrar no Reino de Deus, que era mais fácil um camelo entrar em uma agulha do que um rico no reino de Deus (Lc 18:24-25). Mas que agulha é esta?

LUCAS 18:24-25 24 E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 25 Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

          O “fundo da agulha” ou “buraco da agulha” geralmente significava um portão estreito adjacente a um dos portões principais de Jerusalém. Um camelo podia passar por esse portão, mas com grande dificuldade. Primeiro ele tinha que se despir das mercadorias que carregava e então ele tinha que se ajoelhar para passar pelo portão. A imagem do camelo se esforçando para passar pelo buraco de uma agulha é uma visão realmente divertida. Porém, às vezes é impressionante quando tentamos passar por um lugar estreito. Palavras difíceis e tempos difíceis também se equiparam a um lugar estreito como o buraco da agulha (CHUCK D. PIERCE).

          O texto ainda afirma que a esperança na riqueza, traz incertezas, mas os que esperam em Deus, gozará de todas as bênçãos. Orienta que o cristão deve enriquecer em boas obras, para entesourar* galardões e vida eterna. Porque riqueza de bens e dinheiro na terra não significa riqueza com Deus (Lc 12:20-21), mas a riqueza com Deus é eterna, pois não há ferrugem, nada que consome (Mt 6:19-20).

LUCAS 12:20-21 20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

MATEUS 6:19-20 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

 

          VOCABULÁRIO

Altivo: orgulhoso; arrogante; elevado; nobre.
Ceitil: Moeda portuguesa antiga de pouco valor; em Mt 10.29 é traduzida do grego "assarion", uma moeda romana de cobre.
Contentamento: sentimento de prazer; satisfação; alegria; prazer; júbilo.
Darico: Moeda de ouro que pesava 8,4 g (1Cr 29.7), também chamada no AT de DRACMA (1) (Ed 2.69).
Denário: Moeda romana de prata, que era o pagamento por um dia de trabalho (Mt 20.2; RC, dinheiro). Tinha o mesmo valor da DRACMA (2).
Didracma: Moeda de prata que valia duas DRACMAS (2) (Mt 17.24).
Dracma: 1) O mesmo que DARICO. 2) No NT, moeda grega de prata que tinha o mesmo valor do DENÁRIO (Lc 15.8).
Entesourar: converter em tesouro; guardar; conservar.
Estáter: Moeda que pesava cerca de 15 gramas.
Lepto: Moeda de cobre ou de bronze, equivalente à metade do QUADRANTE ou 1/128 do DENÁRIO (Mc 12.42, pequenas moedas).
Mamom: Palavra aramaica para "saúde" ou "riqueza". Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro. (Mt 6:24; Lucas 16:13).
Militar: lutar; guerrear; combater.
 que valia 1/16 do denário e em Mt 5.26 traduz o grego quadrante.
Mina: Moeda grega de ouro que valia 100 DENÁRIOS (Lc 19.13).
Moeda de dinheiro: 1) Tetradracma, que valia quatro DRACMAS (Mt 26.15). Calculando-se que um diarista ganhe dez dólares por dia, Jesus foi vendido por 1200 dólares, que era o preço de um escravo (Êx 21.32). 2) Na BLH, DENÁRIO ou DRACMA (2).
Peça de dinheiro: Provavelmente uma barra de metal, de valor ignorado, usada como dinheiro (Gn 33.19; hebr. quesita).
Peita: suborno.
Quesita: PEÇA DE DINHEIRO (Gn 33.19, hebraico).
Pim: Peça de prata que pesava 7,6 g (2/3 do SICLO), usada como dinheiro (1 Sm 13.21, hebraico).
Quadrante: Moeda romana de cobre, que valia 1/4 do ASSE ou 1/64 do DENÁRIO (Mc 12.42; RC, cinco réis). Em Mt 5.26 a RA traduz "quadrante" por "centavo", e a RC, por "ceitil".
Siclo: Peso básico usado nos antigos sistemas semíticos de medição. Não se conhece o peso exato do siclo. Alguns estima que pesasse entre 11,3 e 11,47 gramas.
Talento: Peça de ouro ou prata usada como dinheiro (2Rs 18.14) e que nos tempos do NT era equivalente a seis mil DRACMAS (Mt 25.15). Calculando-se que um diarista ganhe dez dólares por dia, um talento de prata valeria 60000 dólares.

 

          BIBLIOGRAFIAS

ALLAN, Dennis. É errado ser rico? Disponível em: <http://www.estudosdabiblia.net/bd46.htm>. Acesso em: mar. 2008.

EBENEZER, Dicionário Bíblico. Dicionário digital, versão 3.5. Desenvolvido por Marcelo de Lima Araújo.

FISHER, Gary. Contentamento. Disponível em: <http://www.estudosdabiblia.net/d74.htm>. Acesso em: mar. 2008.

PENTECOSTAL, Bíblia de Estudo.  Revista e corrigida - editoração CPAD, edição de 1995.

PIERCE, Chuck D. Making It Through the Eye of the Needle and Into Your New Field of Increase! A 21 Day Prayer Focus! Glory of Zion Ministries International. URL: http://gloryofzion.org/news20070802.htm. Tradução: Marcelo Benedeti Palermo. Revisão: Nancy Arenas, 2007.

PORTUGUESA, Dicionário da Língua Portuguesa digital. Site Priberam Informática. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx>. Acesso em: jul-out. 2006.

RIDEEL, Minidicionário compacto da língua portuguesa/coordenação Ubiratan Rosa; equipe de atualização e revisão Ana Tereza Pinto de Oliveira, Irene Catarina Nigro, - 9. ed. - São Paulo: Rideel: 1999.

SAGRADA, Bíblia. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Corrigida, Fiel ao texto original. Versão digital 5.5, programado por Marcelo Ribeiro de Oliveira, jan. 2005.

SÉRGIO, Paulo. A verdadeira riqueza. Disponível em: <Disponível em: <http://www.estudosdabiblia.net/d74.htm>. Acesso em: mar. 2008.>. Acesso em: mar. 2008.

TONET, Jadiel. Estudos bíblicos. mar. 2008.

 
Autor:  Jadiel Tonet.
(77) 9191-3110 - e-mail: jatojt@yahoo.com.br.

©  Os ESTUDOS BÍBLICOS, são permitidos e recomendado, a cópia e redistribuição gratuita, uso em links,  para que todos possam ser edificados na Palavra de Deus, desde que indique a FONTE e o SITE:

www.igrejacristafiladelfia.com