www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

INFERNO

        Jó 26:6 O inferno está nu perante ele, e não há coberta para a perdição.

        Este estudo trará a vista um pouco sobre o inferno segundo o que a Bíblia nos mostra, onde todo o ser humano sem Deus ou em pecado irá morar eternamente se não se arrepender de seus pecados e não aceitar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. (Salmos 9 :  17).

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. (Lucas 16 : 23).

Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. (Lucas 13 : 28).

        Analisando esses dois versículos da Bíblia, constatamos que o inferno é lugar de tormento e sofrimento. Onde aqueles que forem para lá chorarão amargamente. Lá não haverá mais como retornar, pois o arrependimento é dado enquanto estivermos vivos aqui na terra.        

        Mas quem vai para o inferno?

        Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. (Salmos 9 : 17)

        Ao lermos a Bíblia, veremos que vão para o inferno todos os pecadores, ímpios (ou incrédulos), desviados dos caminhos do Senhor Jesus, os que não nasceram de novo, os que não são lavados e purificados pelo sangue de Jesus, os que nunca aceitaram Jesus, os que não se arrependem de seus pecados ou vivem na prática do pecado sem se arrepender e pedir perdão a Deus, os que vivem para a carne e para o mundo e não para Jesus Cristo, etc. Se for listar aqui, seria uma lista enorme das pessoas que irão para o inferno, porque Deus mostra que é muito mais fácil ir para o inferno do que para o céu, ou seja, a maioria dos seres humanos vão para o inferno, não que Deus quer isso, mas porque o pecado do homem é vasto e generalizado e poucos se arrependem e vivem para Deus.

 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (I Timóteo 2:4).

        Claramente a Palavra de Deus nos mostra a vontade de Deus para que todos os seres humanos se salvem e que conheçam a verdade, porque: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32). Porque todo o homem que conhece a verdade ele terá a chance de chegar a céu, porque a mesma conhecerá os lados da "moeda" os que morrem com Jesus e os que morrem sem Jesus. Mas pior ainda para aqueles que conhecem a verdade e não vivem, porque esse o castigo será maior. A pessoa conhecendo a verdade, ela saberá quais são os caminhos que deve andar para permanecer, veja PERMANECER na presença de Deus e por fim ir para a Vida Eterna com Deus. Porque há pessoas que começam suas caminhadas com Jesus e terminam sua caminhada aqui na terra sem Jesus, aí meu querido(a) já era porque se persistirem até o fim serás salvo(a). Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mateus 24 : 13).

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mateus 7 : 13).

        Veja atentamente para esse versículo, o qual nos mostra que MUITOS são os que entram na porta larga que é o inferno e poucos, digamos de forma apertada mesmo são as pessoas que entram no reino dos céus. Portanto, vigie noite e dia para que não caias no laço do passarinheiro. Vigiai e orai a todo instante, porque sabes o dia de hoje, mas o amanhã pertence a Deus. Esse versículo nos dá um alerta de que temos que lutar com santidade de forma constante para estarmos com Jesus, a caminhada não é fácil, muitos começam essa caminhada e param no meio do caminho, outros nem começam e nem terminam essa caminhada para o céu, já vivem a vida toda para a perdição, outros no fim da caminhada alcançam o caminho de Jesus (como o ladrão da cruz), outros começam a caminhada e termina com sucesso e vão para o céu. Mas repare que são poucos que são vitoriosos nesses caminhadas.

        A Bíblia nos citas algumas características das pessoas que vão para o inferno (tormento eterno), veja alguns de muitos exemplos:

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8).

GÁLATAS (5): 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

        Têm-se "n" características que levam o ser humano a perdição, mas eis algumas delas nesses versículos anteriores.

       Mas o que é lago de fogo?

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; (II Pedro 2 : 4).

        Uma referência que a Bíblia nos fornece é: E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (Apocalipse 20 : 14). Analisamos que o lago de fogo é após o inferno, ou seja, os condenados de hoje até o dia do juízo de Deus ficarão no inferno, mas no dia do juízo todos os julgados a condenação serão lançados no lago de fogo, que seria a segunda morte eterna.

 Mais sobre inferno.

Filipenses (3)  17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, 19 Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. 20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. 

        Nesta passagem mostra que temos que ser imitadores de Jesus, não sermos inimigos da cruz de Cristo a qual ele morreu por nos dar vida e vida em abundância. Mostra que os perdidos só pensam nas coisas desta terra, mas os salvos em Cristo pensa no céu, na cidade eterna e nem se preocupa em arrumar tesouros nesta terra mas sim no céu, porque lá teremos um corpo transformado e receberemos nossos galardões segundo as nossas obras eternamente.

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.(Apocalipse 20.15).

E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isaías 14 : 15).

        No dia do julgamento do Senhor Jesus, aqueles que não tiver o nome do livro da vida, não herdarão o reino dos céus e serão lançados no lago de fogo. O inferno é um abismo, onde só há trevas, tormento, fogo, sofrimento e quem lá estiver não tem uma 2ª chance para sair do inferno.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Mateus 10 : 28).

        A alma e o espírito não morre, ou seja, quando um ser humano morre, ele vai tem consciência dos seus atos. Esse corpo físico morre, mas aí vem o corpo espiritual, seja para o céu, seja para o inferno. No céu para viver na Glória de Deus, alegria, etc; no inferno para ser queimado, tormentado, etc, eternamente. Comprovamos então que após essa primeira morte aqui na terra seremos eternos, seja no céu ou no inferno.

LUCAS 16.23-24  - 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Este versículo mostra que todos os que estiverem no inferno estão consciente do que fizeram na terra e terão sentimentos, dores, etc.       

Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. (Salmos 139 : 8).

        Deus pela sua onipotência, onisciência e onipresença enxerga tudo e todos ao mesmo tempo no universo, pois vemos neste versículo que o inferno também esta perante sua vista, nada pode fugir de Deus, nada pode impedir o agir de Deus. Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá? (Jó 11 : 10). Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Isaías 43 : 13).

        Então meu irmão(ã), não resta dúvida do juízo de Deus sobre toda a humanidade, porque Ele contempla tudo e todos e sabes todos os nossos passos e pensamentos, para julgarmos com justiça e verdade.

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mateus 5 : 29).

E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mateus 5 : 30).

E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. (Mateus 18 : 9).

E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, (Marcos 9 : 45).

        Vigiemos cada membro no nosso corpo, porque um membro pode destruir todo o corpo, ou seja, temos que ser santo de corpo, alma e espírito. Por exemplo uma mão "boba" que passa numa mulher... é pecado, então vigie meu irmão(ã), porque a luta é total e não parcial contra o pecado de nosso corpo. O que acontece que tem crente que é convertido a mão, o pé, a cabeça, etc; mas a língua é imunda, só sai palavras torpe e aí meu querido você não está pronto para a volta de Cristo se não se arrepender e converter a sua língua dos atos pecaminosos. Temos que sermos santos em tudo, errou, reconheça o erro e peça perdão, não viva uma vida medíocre.

Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo. (Provérbios 15 : 24).

        Que a Graça e a Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

Fonte: Obreiro: Jadiel Tonet.
e-mail: jatojt@yahoo.com.br - (77) 9191-3110
Igreja Crista Filadelfia de Barreiras/BA.

©  Os ESTUDOS BÍBLICOS, são permitidos e recomendado, a cópia e redistribuição gratuita, uso em links,  para que todos possam ser edificados na Palavra de Deus, desde que indique a FONTE e o SITE:

www.igrejacristafiladelfia.com